Televisao
Inaguradas as TVs Cultura (pertencente também a Assis Chateaubriand, porém com menos recursos que a TV Tupi) e Excelsior em S. Paulo.
A inauguração de Brasília é transmitida diretamente para todo país.
Registros indicam que o primeiro teleteatro a utilizar o VT foi a com a representação de "Hamlet" de Willian Shakespeare, adaptado e dirigido por Dionísio de Azevedo.
A TV Cultura e a Secretaria de Educação de S. Paulo levam ao ar o primeiro Telecurso destinado a preparar candidatos para o exame de admissão ao ginásio.
1961
É promulgado decreto fixando em três minutos o intervalo comercial. Proíbe-se a participação de menores de 18 anos em programação de debates.
1962
Instituído o Código Brasileiro de Telecomunicações"; um decreto de Jânio Quadros obriga que todos os filmes transmitidos pela TV sejam dublados. E um outro decreto obriga a transmissão de 25 minutos de filmes brasileiros por dia.
Inaugurada a TV Gaúcha, em Porto Alegre.
"Vamos brincar de forca?" foi o primeiro programa dominical que foi ao ar de Silvio Santos, com duas horas de duração, na TV Paulista.
Mesmo proibido na época, a TV Excelsior começa a contratar os profissionais de outras emissoras, inclusive da TV Tupi. Compra da Argentina diversos direitos autorais de telenovelas para que sejam transmitidas aqui.
Promulgado decreto que regulamenta a programação ao vivo da TV.
Inicia-se o processo de massificação e mistificação da TV na vida dos brasileiros.
1964
A telenovela "O direito de nascer", dirigida por J.B. de Oliveira (Boni)na TV Rio, marca o início de uma fase toda centrada na transmissão de telenovelas.
1965
Estréia a Rede Globo no Rio de Janeiro, com algumas polêmicas causadas pela presença de técnicos americanos e investidores. A participação estrangeira nos meios de comunicação era proibida por lei.
A TV Excelsior inicia a transmissão mais longa das telenovelas brasileiras, com 594 capítulos: "Redenção", estrelada por Regina Duarte, entre outros. Também leva ao ar o "Primeiro Festival de Música Popular Brasileira"(vencedor Edu Lobo, com a música Arrastão, interpretada por Elis Regina).
A Record convoca Elis Regina e Jair Rodrigues e lança o musical "O fino da bossa", marcando o início de uma série de programas musicais de grande sucesso. Também vai ao ar pela Record o programa "Jovem Guarda", com Roberto Carlos, que seria o maior sucesso da série de musicais.
1966
A TV Paulista de S. Paulo passa a pertencer a Rede Globo.
São baixadas novas normas de censura da TV pelo Serviço de Censura do Departamento Federal de Segurança Pública.
Estréia em 10 de abril, o programa dominical de Hebe Camargo, líder absoluto de audiência.
Realizado o "Segundo Festival de Música Popular Brasileira" desta vez, pela Record (dois vencedores: Chico Buarque, com "A Banda" e Geraldo Vandré, com "Disparada".
Silvio Santos passa a fazer parte da Rede Globo e apresenta o programa dominical "Música e Alegria", com 4hs de duração.
1967
Em março a Record apresenta a "Família Trapo", um dos programas de humor de maior sucesso. Em maio, transmite o programa "A Praça da Alegria", de Manoel Nóbrega.
Inauguração da TV Bandeirantes, de João Saad, transmitindo filmes, noticiários e programas esportivos e apresenta sua primeira novela, com uma inovação: capítulos com 45 minutos de duração: "Os Miseráveis".
1968
Morre Assis Chateuabriand no dia 04 de abril, no auge da TV Tupi.
O programa dominical de Silvio Santos passa a ter 6hs.(Utilizando a mesma denominação até hoje).
A telenovela "Beto Rockfeller" transmitida pela TV Tupi, renova a estrutura narrativa do gênero, com opiniões de todo elenco no roteiro e na direção, utilizam a realidade como cenário e pano de fundo de uma novela (as ruas e edifícios da cidade e os acontecimentos reais). É a partir desta novela que o público é conquistado e praticamente extingue o teleteatro e os seriados dramáticos e de aventura.
1969
No dia 1o. de setembro estréia o "Jornal Nacional" da TV Globo.Pioneiro na transmissão em rede nacional e simultânea para diversos pontos do país.
A Rede Globo sofre um incêndio em suas instalações em S. Paulo e decide centralizar toda a sua produção no Rio de Janeiro.
A TV Excelsior em pleno declínio econômico e inicia uma série de demissões
0 comentários:
Postar um comentário