Ditadura Militar Na Bahia
O regime de ditadura militar no estado da Bahia teve inicio em 1964, com o golpe de estado. Na época, Antonio Carlos Magalhães era prefeito da cidade de Salvador, mas com o passar dos anos, em 1971, foi eleito governador do estado da Bahia.
O governo de ACM foi marcado pela realização de grandes obras - muitas delas envolvidas em denúncias de favorecimento próprio ou superfaturamento - ele conquistou a simpatia do povo da Bahia. Desde então, raras vezes o Estado foi governado por políticos não alinhados ao "carlismo", expressão que passou a ser empregada para designar a força da influência política de ACM - seus aliados fiéis ganharam o nome de "carlistas". A gestão de ACM no ministério foi marcada também por diversas denúncias e uma grande distribuição de concessões de TVs e rádios - beneficiando, inclusive, a ele próprio.
Além disso, havia a opressão militar e a censura imposta sobre os artistas que não podiam expressar suas opiniões e sentimentos em suas obras. A ditadura também oprimia com castigos severos, prisões e uso da força todos aqueles que mostravam ter ideias que iam contra os ideais e padrões impostos pelo regime.
E depois de mais de uma década em vigor, finda o período de ditadura militar no Brasil e consequentemente no estado da Bahia.
0 comentários:
Postar um comentário